CONVIDADOS FENDAFOR
Caio Nunes – Rio de Janeiro – Professor Convidado – Curso + Juri
Começou seus estudos de Ballet na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (antiga Escola do Teatro Municipal do RJ). Participou de algumas CIAS. de Dança na função de Bailarino tais como: Vacilou Dançou, CIA de Dança Entre os Dentes, Dzi Croquets. Coreografou grandes Comissões de Frente: Unidos de Vila Isabel, Grande Rio, Salgueiro, Vila Isabel, São Clemente, Império Serrano. Na linha de show possui em seu currículo internacional, coreografias criadas para shows em navios para a Star Cruises com Jaime Aroxa na Malásia, além do espetáculo Viva Brasil na Alemanha e pela a TV Globo no Parc des Princes (Paris). No Brasil responsável por coreografias de vários artistas em shows, teatro e eventos. Atualmente é diretor da Cia que possui o seu nome circulando com o espetáculo EU, TU E ELES. É coreógrafo de Modern Jazz e Teatro Musical. Ministra cursos por todo o Brasil, América e Europa. Presidiu o Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro de 2012 à 2018 transformando a dança carioca e deixando um importante legado. Criador e Diretor dos projetos “X DANCE, XDANCE FEST ONLINE, SALA DE AULA INVERTIDA, RESIDANSE, desde 2016. Organizador e criador do DANCE IN THE WORLD - “Dance com Caio Nunes na Disney”. E “Caio Nunes e você em NYC”. Cursos de Especialização Profissional: New York, Los Angeles, Paris. Coreografo da TV Globo mais de 35 anos. Coreografo de vários filmes do Cinema Nacional. Jurado do Prêmio Dança Ceisgranrio 2018/2019. Foi professor, jurado desde 2000 e Curador do Festival de Dança de Joinville 2018 à 2021. Diretor da Sala de Dança Caio Nunes no RJ. Ministra cursos e oficinas, além de júri por muitos estados do Brasil.
Cícero Gomes – Rio de Janeiro – RJ (Bailarino e Mestre Convidado) – Curso + Juri
Primeiro Bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Embaixador do Rio de Janeiro, Bailarino Só dança. Professor, coach e jurado do Instituto Passo de Arte. É formado na Escola estadual de dança Maria Olenewa, tendo estudado também na Escola de Dança da Opera de Vienna (Austria) e Elmhurst School for Dance (Inglaterra). Foi bailarino da Cia jovem de ballet do Rio de Janeiro por 5 anos até ingressar ao Ballet do Teatro Municipal em 2007 já como solista, em 2008 estreou seu primeiro protagonista. Trabalhou com célebres maitres e coreógrafos mundiais, tais como, Luigi Bonino, Marco Pierin, Boris Storjokov, Tatiana Leskova, Luís Ortigoza, Márcia Haydee, David Parsons, Cirryl Atanasof, Rose Muñoz, entre muitos outros. Em seu repertório estão obras consagradas de John Cranko, Roland Petit, Fokine, Nijinsky, Uwe Scholz, Marcia Haydee, Enrique Martinez, Vicente Nebrada, além de todo repertório clássico.
Edson Santos – São Paulo –Professor e Coreógrafo Convidado – Curso + Juri
Professor de Jazz Dance Com mais de 30 anos de experiência, é graduando no curso de licenciatura em dança, professor e coreógrafo com ênfase para o contemporary jazz e o lyrical jazz. Responsável pela direção artística e coreografias da Cia Independente de Dança de SP. ministra cursos e workshops de dança em grandes escolas e festiviais competitivos pelo Brasil, Argentina e Paraguai, entre eles: Raça Centro de Artes, Cia Eliane Fetzer, IOA Dança, Cristina Cara, Cia de Cubatão, Festival de Dança de Joinville, Passo de Arte É membro do corpo docente do Laboratório de Dança do Portal do MUD em SP. Avaliador, mediador e jurado em importantes festivais competitivos e escolas de dança do Brasil e países do mercosul. Foi bailarino e assistente de coreógrafo de Roseli Rodrigues pela Raça Cia de Dança de SP; membro do comitê de especialistas em dança para pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Biomecânica do Movimento e da Postura Humana da USP; professor e coreógrafo convidado para o 3º Ateliê Internacional da São Paulo Cia de Dança; masterclass do IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE JAZZ DANCE; Residencia Mercosul SP e da Cia Jovem da Fundação Cassiano Ricardo de SJC/SP. Já obteve seu reconhecimento artístico em diversos festivais de dança renomados, como Festidança, Festival de Joinville/SC e outros grandes festivais. Foi três vezes contemplado com o Prêmio Guarulhos Cultural por seus trabalhos com a dança, onde, mais tarde, passou a atuar como mediador e orientador artístico convidado.
Victor Ciattei – RJ - Da Escola Ambar + Ana Botafogo (Mestre Convidado) Curso + Juri
Formado em dança pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, onde foi professor por 8 anos na maioria dos níveis. Durante sua formação trabalhou com grandes nomes da dança. Formado em licenciatura em Artes. Foi bailarino contratado do Theatro Municipal do RJ e da Cia Jovem do RJ, onde também foi assistente. Foi partner e partner-ensaiador de Ana Botafogo. Focou seus estudos na docência e preparação de bailarinos. Trabalhou como Coordenador da Nos da Dança . Foi professor do Grupo Cultural de dança Ilha. É professor e júri convidado de diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles Youth American Grand Prix, Fendafor, entre outros. É diretor do Curso Cultura Experience. Professor e coordenador pedagógico da Âmbar+Ana Botafogo- Niterói..
Erick Gutierrez – São Paulo – Professor, Bailarino e Coreógrafo Convidado – Curso + Juri
Referência no sapateado brasileiro e se destaca por sua versatilidade e assinatura própria. Graduado em Educação Física, especialista em Tap Dance, Jazz Dance e Estudos em Composição Coreográfica. Permeou entre musicais da Broadway no Brasil, projetos artísticos na TV e no cinema, integrou companhias de dança, espetáculos e grandes produções corporativas como bailarino profissional, coreógrafo, produtor e diretor. Sua expertise o tornou jurado e professor convidado nos principais eventos de dança do Brasil e do exterior. Erick Gutierrez é um dos principais expoentes do Sapateado Norte-Americano no Brasil. Sua expertise o tornou jurado e professor convidado nos principais eventos de dança do Brasil e do exterior. Com amplo reconhecimento no cenário nacional da dança, Erick percorre todo o país como membro da banca dos festivais mais consagrados, além de fazer curadoria e gestão de alguns deles. Graduado em Educação Física, Erick é especialista em Tap Dance, Jazz Dance e Estudos em Composição Coreográfica. Além disso, é autor e idealizador da renomada Metodologia "Mais Que Tap", que tem como foco o ensino do Sapateado Norte-Americano no Brasil e já conta com alunos em mais de 15 estados do país. A trajetória de Erick Gutierrez engloba uma ampla gama de experiências. Atuou em musicais da Broadway no Brasil, participou de projetos artísticos dançantes na TV e no cinema, trabalhou em companhias de dança, espetáculos e grandes produções corporativas como bailarino profissional, coreógrafo, produtor e diretor. Erick também teve a oportunidade de participar da final do renomado Youth America Grand Prix, em Nova York, em 2007 e 2011, com conjuntos de Jazz Dance coreografados por Cristina Cará, alcançando a classificação mundial entre os top 12 do evento no ano de 2007.
Aracy de Almeida – São Paulo – Mestra Convidada – Curso + Juri
Aracy de Almeida emergiu como uma das mestras mais respeitadas na cena da dança, construindo uma carreira extraordinária que abrange tanto os palcos quanto a formação de talentos ao longo de décadas. Como 1ª bailarina do Theatro Municipal de São Paulo, Aracy deslumbrou audiências ao protagonizar os principais papéis do repertório clássico da renomada instituição. Sua presença e talento a consolidaram como uma referência na dança clássica brasileira. Durante três décadas, Aracy de Almeida dedicou-se à formação de novos artistas como professora da Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Seu comprometimento e expertise foram reconhecidos quando se tornou representante regional de cargo vitalício do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), demonstrando sua influência no cenário nacional. O legado de Aracy se estende ainda mais longe com a fundação da Especial Academia de Ballet em São Paulo e do Studio de Dança Aracy de Almeida em Praia Grande. Por mais de quatro décadas, essas instituições foram berço de formação para inúmeros bailarinos que hoje brilham em companhias nacionais e internacionais.
André Malosa – São Paulo – Mestre Convidado – Curso +Juri
Diretor Artístico do PRIDANSP – Prêmio Internacional de Dança de São Paulo. Nascido em Piracicaba, André Malosá iniciou seus estudos em dança aos 8 anos sob tutoria de Cidinha Freire. Recebeu, durante o IV Seminário Internacional de Dança de Brasília, uma bolsa de estudos para a Escola Estatal de Dança da Ópera de Viena, na Áustria, onde profissionalizou-se. Como bailarino, integrou grandes companhias como Jovem Ballet da França e Ballet da Comunidade de Madrid e realizou turnês por diversos países, dançando obras do repertório clássico bem como de coreógrafos contemporâneos. Em 2007, fundou sua própria escola, Malosá Studio de Dança, e é seu diretor artístico. É ensaiador convidado na Cisne Negro Cia de Dança e professor e jurado em competições de dança nacionais e internacionais. Em 2017, idealizou com Caio Ekman o PRIDANSP – Prêmio Internacional de Dança de São Paulo, um festival que oferece, no Brasil, oportunidades a jovens talentos que habitualmente são oferecidas apenas nos grandes festivais da Europa e dos Estados Unidos, já tendo premiado mais de 50 estudantes com bolsas de estudo, estágios e contratos de trabalho na África, Ásia, Europa e Estados Unidos.
Rosa Maria Vieira Garcia Costa – Natal – RN
Aluna de Slava Voronoff Goulenko a carioca atuaou posteriormente como professora nas seguintes instituições: Grupo Cultura de Dança Ilha/RJ, Carol Lemos Dançarte Recife/PE, Corpo Vivo Cia de Dança Natal/RN, Emory University e Georgia State University Georgia/USA, Domínio Cia de Dança Natal/RN, Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta/RN e na SEMUC Parnamirim/RN. Teve uma vasta carreira como bailarina profissional no Brasil: Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet do III Mundo/RJ, Cia dos Homens Recife/PE ,CorpoVivo Cia de Dança - Natal/ RN.Nos EUA em Atlanta na Geórgia na Paralax e Indanco. Na Alemanha: Stadttheater Bremerhaven; Theater Weimar; Schalpielhaus Leipzig; Staatstheater Oldenburg; Theater Nordhausen. Em Festivais de Dança foi co fundadora e Diretora Artistica do 1º, 2º, 3º e 4º Tanz Festival de Dança/RN, Diretora Artística do For All Online e do iDance Online; Jurada e Professora do Open Dance RN, do Festival Regional de Dança Castanhal/PA, do FAC Festival de Dança Campina Grande/PB e do Cena Festival de Dança Recife/PE.
Alex Lima – Campinas - São Paulo – Mestre Convidado - Jurado + Cursos
Representante sul-americano do Festival – Livorno em Dança - Itália desde 2015 Com uma experiência de mais de 17 anos no mundo da dança atuando como bailarino, coreógrafo, professor, jurado em diversos festivais no Brasil e representante sul-americano da competição internacional do Livorno in Danza na Itália. Integrou a Cia de Dança de Campinas e atualmente integra a Independente Cia de Dança Claudia Pereira. Graduado em dança clássica pelo método da Royal Academy of Dance, possui também vivencias em cursos intensivos de Ballet Cubano e especializações de Ballet clássico, moderno e contemporâneo no exterior atuando em cursos de especialização na BDC (Broadway Dance Center) de New York e na IALS (Instituto Adestramento Lavoratori dello Spettacolo) em Roma e também em cursos intensivos na Pineapple Dance Studios e Rambert Contemporary Dance Company ambas de Londres, entre outras escolas dentro e fora do Brasil. Como professor busca trazer as mais novas tendências da dança no mundo aos alunos no Brasil. Durante as aulas de ballet clássico os bailarinos terão a oportunidade de aprofundar o conhecimento entendendo como é uma aula no exterior, com componentes mais modernos da aula de ballet clássico utilizados no mundo. Durante as aulas de contemporâneo, essas são divididas em etapas, base, criação e desenvolvimento, a ideia é imergir os bailarinos na dança através de descobrimentos do próprio corpo sem deixar de lado a base complementar e fundamental da dança moderna.
Eliseu Correia – São Paulo – Professor – Coreógrafo e Bailarino convidado – Curso + Juri
Professor, coreógrafo e dançarino profissional, com banca no sindica todos profissionais da dança da cidade de São Paulo -SP DRT: 21350/SP. Foi coordenador e coreógrafo da Cia de dança Ritmos de Rua e Ritmos Family da Cidade de São Paulo - SP. Especializou-se em hip hop freestyle em São Paulo - SP e em 2003 foi para o Studio Harmonic na cidade de Paris - França, aperfeiçoando-se com diversos professores e pioneiros do Street Dance. Desde 1996 iniciou seu empenho como coreógrafo, com seus trabalhos sendo premiados nos principais festivais do país, tais como Meeting HipHop - SP, Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba - PR e Festival Internacional de Dança de Joinville - SC, dentre outros. Coreografou a Cia de Dança SOUL BROTHERS de Madrid, Espanha por5 anos, Dynimite Flow de Veneza - Itália por 3 anos, Ragga Jam Nike de Paris - França juntamente com Laure Courtellemont por 1 ano e Cia Hotstepper - Conpenhag -Dinamarca por 3 anos. Ao encontrar-se com o cenário da dança contemporânea o coreógrafo teve o desejo de ampliar os horizontes de suas pesquisas, buscando dentro de corpos urbanos a contemporaneidade de novas linguagens corporais, sem perder de vista as raízes da cultura urbana. Dando início ao projeto experimental, Companhia Conceito Urbano, laboratórios fundamentados e explorados implodiram perspectivas artísticas á visão do coreógrafo, hoje exercendo representações de novas possibilidade sem meio a arte.
Nicole Vanoni – Curitiba – Professora – Coreógrafa Convidada – Curso + Juri.
Nicole Vanoni é uma figura destacada na cena da dança brasileira, representando uma promessa para a cultura nacional. Com uma formação sólida em Educação Física pela PUC/PR e pós-graduações em Dança e Linguagem e Poética da Dança, ela se destaca como diretora artística e fundadora da renomada Curitiba Cia de Dança desde 2013. Seus estudos iniciais nas modalidades de Danças Urbanas/Jazz e Dança Contemporânea, aliados a cursos com os principais nomes da dança mundial, como os oferecidos pela Broadway Dance Center em Nova York/EUA e FH2/BR, moldaram sua trajetória. Com participações em mais de 5.000 festivais de dança em toda a América do Sul e uma lista impressionante de prêmios, Nicole solidificou sua posição como diretora, coreógrafa e bailarina de destaque nacional. Ao longo de sua carreira, ela teve o privilégio de trabalhar com os principais coreógrafos do Brasil, desenvolvendo obras exclusivas para a Curitiba Cia de Dança. Seus espetáculos inovadores, como a adaptação do clássico "O Quebra Nozes" para o formato drive-in durante a pandemia, demonstram sua criatividade e capacidade de se adaptar às circunstâncias. Desde então, é responsável pelo principal "O Quebra Nozes" do país, dançando em palco aberto ao público, no maior Natal do Brasil, contando com a presença sob sua direção de Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. Além disso, Nicole se destaca como produtora cultural e empreendedora, envolvendo-se em projetos de captação de recursos nas leis de incentivo do estado e atuando como jurada em festivais de dança pelo Brasil e jurada do Carnaval de Curitiba. Sua visão contemporânea e ousada na produção e execução de obras de dança a coloca como uma das mais expressivas empreendedoras culturais da atualidade, contribuindo significativamente para a diversidade e inovação na cena artística nacional.
Graça Martins – Fortaleza – Ceará- Professora Convidada – Jurada
Formada em Letras – (Língua Espanhola) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Concluiu o Curso de Extensão em Dança e Pensamento pela UFC/Funcet. Concluiu o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão. Sua ligação com as danças folclóricas veio desde sua terra natal, Barbalha (Ce), seguindo no Grupo de Tradições Cearenses, quando veio morar em Fortaleza, nos anos 80. Ao longo de sua trajetória, entrou em contato com a Cultura Hispânica, apaixonou-se por ela, principalmente pela dança do sul da Espanha (Flamenca), aprofundou seus conhecimentos, constituiu o Grupo de Dança Tablado, há 30 anos, o qual dirige e atua como dançarina e coreógrafa. É professora de Flamenco, com aulas regulares. É professora no Curso Técnico de Dança, no módulo de Danças Tradicionais Populares na cidade de Fortaleza. Presidiu a Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará – Prodança, É sócia efetiva da Comissão Cearense de Folclore, defensora da Dança Tradicional Popular e das Políticas Públicas para a Dança, junto ao Fórum de Culturas Populares e Fórum de Dança do Ceará. Representou a Dança junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Ceará – SATED. É Conselheira do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - CMPPIR. Atuou durante 7 anos, na banca de jurado das Danças Tradicionais do Festival de Dança de Joinville, está Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR. Participou da pesquisa e é responsável pelo Parecer Técnico do Registro do Maracatu e da Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial de Fortaleza. Ocupa da Cadeira número 15 da Academia Cearense de Artes em Fortaleza.
Juliana Valadão – Rio de Janeiro – Bailarina convidada
Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Natural de Arraial do Cabo- RJ, ingressou na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa em 2004. Em 2008, ingressou para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dançando, desde então, em todas as temporadas clássicas e contemporâneas da Companhia, se destacando como Solista na sua maioria, trabalhando e dançando obras de grandes nomes da dança, entre eles, Yelena Pankova, Roland Petit, Uwe Scholz, Sir Peter Wight, Richard Cragun, Márcia Haydeè, Dalal Achcar entre outros... E depois de uma extensa carreira como Primeira Solista do TMRJ, protagonizando diversos papéis, como a emblemática “Giselle”, sua nomeação de Primeira Bailarina se deu em cena aberta, após sua última apresentação como “Odete/Odile”, na temporada do ballet “O Lago dos Cisnes” 2022.